Projeto de Extensão II Psicopedagogia
Projeto de Extensão II Psicopedagogia
ALUNO: | ||||
CURSO: | ||||
PSICOPEDAGOGIA – BACHARELADO | ||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – PSICOPEDAGOGIA | ||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||
A finalidade da extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural está na sua função social, por meio deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Os alunos deverão identificar as necessidades da comunidade para o desenvolvimento de atividades que visem a melhoria da qualidade de vida na comunidade; a preservação da cultura brasileira; a difusão da cultura; a inclusão e a valorização da diversidade. A Psicopedagogia se faz através da interação humana, assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar competências técnico-profissionais e soft skills específicas e importantes para o Psicopedagogo. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Centros-Dia; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches e Escolas; Instituições Religiosas; Organizações não-governamentais; Centros de Referência a Assistência Social e demais instituições que representem a comunidade que fará parte do projeto. | ||||
COMPETÊNCIAS: | ||||
I – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos educativos em diferentes contextos;II – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos psicossociais a grupos, segmentos e comunidades em situação de vulnerabilidade individual e social;
III – Participar de processos grupais, em diferentes contextos, considerando diferenças individuais e socioculturais; IV – Aprendizagem contínua. |
||||
PERFIL DE EGRESSO: | ||||
O perfil do egresso do curso de Psicopedagogia idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento e das dificuldades na aprendizagem. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar com consciência junto a transformação social por meio da educação, tornando o egresso um agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida. | ||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||
Planejamento e organizaçãoComunicação Interpessoal Análise e resolução de problemas |
||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||
Os objetivos da extensão em Psicopedagogia vinculados ao Programa de Ação e Difusão Cultural estão relacionados a disseminação do saber e da cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para a atuação de forma ética e crítica no que diz respeito à atuação profissional, visando à promoção dos direitos humanos e do bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades. | ||||
CONTEÚDOS: | ||||
I – ÉticaII – Observação, análise e planejamento para atuação psicopedagógica;
III – Transtornos da aprendizagem; IV – Desenvolvimento de plano de ação em psicopedagogia. |
||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||
SCHUKTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. ed. São Paulo, SP: Cengage, 2019.SOUZA, Paula Caroline de. Dificuldade de aprendizagem na alfabetização e letramento. São Paulo: Contentus, 2020.
AZEVEDO, Tássia Lopes de. Psicopatologia da aprendizagem. São Paulo: Cengagem 2016. CARVALHO, Rosângela Soares. Diagnóstico psicopedagógico. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016. PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano, 14.ed.. Porto Alegre: AMGH, 2022. MAIRA, Christiane Martinatti. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2017. ÁLVARO, José. L. Psicologia social.São Paulo: Grupo A, 2017. |
||||
TEMPLATE PDCA: | ||||
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. | ||||
1. PLANEJAMENTO (PLAN) | ||||
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
|
||||
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO: DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro. SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência? 1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular? Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão. Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1. 2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados? 3. Onde será realizada a ação? 4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 7. Será necessário agendamento? 8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
|
||||
IDEAÇÃO:DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. | ||||
PROTOTIPAÇÃO:DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. | ||||
IDEIAS E ANOTAÇÕES: | ||||
2. REALIZAÇÃO (DO) | ||||
CRONOGRAMA: | ||||
ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
3. VERIFICAÇÃO (CHECK) | ||||
Planejamento: | ||||
Imersão realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Ideação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Prototipação realizada? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Planejamento está ok? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Realização: | ||||
Cronograma realizado? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Verificação: | ||||
Cronograma atende a realização do projeto? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Projeto atende a proposta da instituição escolhida? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Houve necessidade de mudança de estratégia? | ||||
() SIM | ||||
() NÃO | ||||
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? | ||||
4. AÇÃO (ACT) | ||||
AÇÃO PROPOSTA: | ||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASCAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual. | ||||
Projeto de Extensão II Psicopedagogia |
O Projeto de Extensão II em Psicopedagogia é uma iniciativa que visa promover a inclusão educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes, integrando teoria e prática em contextos reais de aprendizagem. Este projeto é motivado pela necessidade de formar profissionais capacitados para identificar e intervir em dificuldades de aprendizagem, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e equitativa.
Motivações e Objetivos
As motivações para o Projeto de Extensão II em Psicopedagogia incluem a crescente demanda por uma educação inclusiva e a importância de uma formação prática que complemente a teoria. O objetivo principal é capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades em avaliação psicopedagógica, intervenção clínica e institucional, promovendo a inclusão e o sucesso escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem.
Detalhamento do Projeto
O projeto envolve uma série de atividades práticas, como:
- Avaliação Psicopedagógica: Os alunos realizam avaliações de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, utilizando instrumentos e técnicas específicas para identificar potencialidades e necessidades.
- Intervenção Clínica: Com base nos resultados da avaliação, os estudantes planejam e executam planos de intervenção individualizados, visando a superação das dificuldades e o desenvolvimento integral do aluno.
- Intervenção Institucional: São realizadas ações de assessoria e consultoria em escolas, promovendo a inclusão e a formação continuada de professores.
Metodologia
A metodologia utilizada no Projeto de Extensão II é baseada em:
- Aprendizagem Baseada em Problemas: Os estudantes trabalham em casos reais, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvendo habilidades de análise, tomada de decisão e trabalho em equipe.
- Supervisão de Professores: Cada atividade é acompanhada por professores especialistas em Psicopedagogia, que oferecem orientação e feedback durante todo o processo.
- Reflexão Crítica: Após cada intervenção, os alunos são convidados a refletir sobre suas experiências, discutindo os desafios enfrentados, as lições aprendidas e as oportunidades de melhoria.
Resultados e Reflexões
Os resultados do projeto incluem a melhoria do desempenho escolar e da qualidade de vida de alunos com dificuldades de aprendizagem, além do desenvolvimento de competências técnicas e interpessoais nos estudantes. As reflexões destacam a importância da prática na formação e a relevância de uma abordagem humanizada e inclusiva na educação.
Referências
As principais referências que fundamentam o projeto incluem livros e artigos sobre Psicopedagogia, inclusão educacional, transtornos de aprendizagem e práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, são utilizados estudos de caso que ilustram boas práticas na área.Em resumo, o Projeto de Extensão II em Psicopedagogia oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem seus conhecimentos em contextos reais, promovendo a inclusão e o sucesso escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem. Ao integrar teoria e prática, o projeto contribui para a formação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade e inclusiva.