O Projeto de Extensão II em Terapias Integrativas e Complementares
O Projeto de Extensão II em Terapias Integrativas e Complementares é uma iniciativa que visa promover a saúde e o bem-estar por meio de abordagens holísticas e complementares. Este projeto é motivado pela crescente busca por tratamentos que considerem o indivíduo de forma integral, integrando aspectos físicos, emocionais e espirituais.
Motivações e Objetivos
As motivações para o Projeto de Extensão II em Terapias Integrativas e Complementares incluem a necessidade de oferecer cuidados de saúde mais abrangentes e personalizados. O objetivo principal é capacitar estudantes e profissionais para que possam aplicar técnicas de terapias complementares, como acupuntura, fitoterapia, e práticas de bem-estar, em conjunto com a medicina convencional. Dessa forma, buscamos promover uma abordagem mais integrada e humanizada na saúde.
Detalhamento do Projeto
O projeto envolve atividades práticas e teóricas, como workshops, palestras e atendimentos comunitários. Os estudantes têm a oportunidade de aprender e aplicar diversas terapias integrativas, sempre sob a supervisão de profissionais experientes. Além disso, o projeto promove a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional, abordando temas como meditação e relaxamento.
Metodologia
A metodologia utilizada no Projeto de Extensão II inclui:
- Atividades Práticas: Os alunos participam de atendimentos em clínicas e eventos comunitários, aplicando as técnicas aprendidas.
- Educação Continuada: Palestras e workshops são realizados para aprofundar o conhecimento sobre terapias integrativas e suas aplicações.
- Reflexão e Avaliação: Após as atividades, os estudantes são incentivados a refletir sobre suas experiências, discutindo o impacto das terapias na vida das pessoas atendidas.
Resultados e Reflexões
Os resultados do projeto incluem a melhoria da qualidade de vida dos participantes e um aumento na aceitação das terapias integrativas como complementares ao tratamento convencional. As reflexões dos alunos destacam a importância de uma abordagem holística e a necessidade de um cuidado mais humanizado, que considere não apenas a doença, mas o bem-estar geral do paciente.
Referências
As principais referências que fundamentam o projeto incluem literatura sobre terapias integrativas, diretrizes de práticas complementares e estudos que evidenciam a eficácia dessas abordagens na promoção da saúde.Em resumo, o Projeto de Extensão II em Terapias Integrativas e Complementares oferece uma oportunidade valiosa para estudantes e profissionais aplicarem seus conhecimentos em contextos reais, promovendo um cuidado integral e humanizado. Ao integrar práticas complementares à medicina convencional, o projeto contribui para a formação de profissionais mais completos e comprometidos com a saúde e o bem-estar da comunidade.
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] | ||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] | ||||||||||
POLO / UNIDADE: | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
CST EM TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Terapias Cognitivas e Complementares, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Autocuidado, fitoterapia, qualidade de vida, terapias alternativas, SUS
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs. |
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COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Conhecer e aplicar princípios de homeopatia, farmacologia, cosmetologia e fitoterapia em terapias integrativas e complementares;
II – Conhecer os fundamentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano; III – Conhecer e aplicar gestão e conduta ética, em clínicas, consultórios ou instituições de saúde; IV – Conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
O perfil do egresso do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares idealizado pela IES proporciona a formação do Tecnólogo Terapeuta Integrativo que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior de Tecnologia em Terapias Integrativas e Complementares, tenha uma formação humanizada, crítica, ética profissional, social e ambiental, nas atividades relativas à área de Terapias Alternativas e Complementares, por meio de competências específicas que proporcionará o desenvolvimento das habilidades voltadas para aplicar terapias como: Biodança, Dança circular, Constelações Familiares, Bioenergética, Metafísica Quântica, Terapias com Florais, Geoterapia, Reflexologia Podal, Ozonioterapia, Hidroterapias, Ayurveda, Shantala, Reiki, Musicoterapia, Arteterapia,Público Auriculoterapia, Acupuntura, Moxabustão, Ventosas, dentre outras, sempre buscando a promoção da saúde e prevenção de doenças, possibilitando o bem-estar dos pacientes.
O Programa de Contexto a Comunidade permitirá o desenvolvimento de habilidades como conhecer e aplicar práticas integrativas de forma complementar em tratamentos de saúde ou de forma preventiva; Conhecer os mecanismos para proporcionar e manter a estabilidade física, mental e emocional do ser humano, compreendendo as complexidades envolvidas. |
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SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Tomada de Decisão |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Terapias Integrativas e Complementares vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Biossegurança;
II – Sistema Único de Saúde; III – Fitoterápicos. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
ALMEIDA FILHO, Naomar. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.
Cardoso, Telma Abdalla de Oliveira. Biossegurança e qualidade dos serviços de saúde. Curitiba: InterSaberes, 2016. FITOTERAPIA contemporânea: tradição e ciência na prática clínica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
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6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||