Projeto de Extensão II em Sistemas para Internet
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] | ||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] | ||||||||||
POLO / UNIDADE: | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionado à atividades culturais. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção de sistemas computacionais;
II – Gerenciar projetos de software; III – Especificar e gerenciar requisitos de software e o projeto de interfaces. |
||||||||||
PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
No Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural, demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnologicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Comunicação Interpessoal |
||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
As ações de extensão do programa voltado a cultura no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados a tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos, podem de alguma forma prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas a cultura. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Processo de software;
II – Análise e projeto de sistemas computacionais; III – Engenharia de requisitos; IV – Interação humano-computador; V – Gerência de projetos; VI – Processos de negócio. |
||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
BENYON, David. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson, 2011.
SEGURAGO, Valquíria Santos. Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson, 2017. Camden, Raymond, and Matthews, Andy. jQuery Mobile Web Development Essentials. Olton: Packt Publishing, Limited, 2012. |
||||||||||
RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
||||||||||
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
||||||||||
Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
|
||||||||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
|
||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
Introdução
O Projeto de Extensão II em Sistemas para Internet é uma iniciativa que visa aplicar conhecimentos acadêmicos em práticas de desenvolvimento de sistemas web, promovendo a capacitação de estudantes e a criação de soluções tecnológicas para a comunidade. Neste texto, apresentarei as motivações e objetivos do projeto, detalharei sua metodologia, resultados alcançados e reflexões sobre a experiência, além de listar as principais referências que fundamentaram o trabalho.
Motivações e Objetivos
As motivações para o Projeto de Extensão II em Sistemas para Internet incluem a crescente demanda por soluções digitais e a importância de capacitar estudantes para o mercado de trabalho. Os principais objetivos do projeto são:
- Desenvolver competências práticas em desenvolvimento de sistemas para a web.
- Promover a inclusão digital por meio da criação de plataformas acessíveis.
- Capacitar estudantes em tecnologias de desenvolvimento web e boas práticas de programação.
Detalhamento do Projeto de Extensão
Tema
O tema do projeto é “Desenvolvimento de Sistemas Web e Inclusão Digital”. Essa escolha foi motivada pela necessidade de atender à demanda por soluções digitais que beneficiem a comunidade local.
Objetivos
Os objetivos específicos do projeto incluem:
- Realizar diagnósticos sobre as necessidades tecnológicas de organizações comunitárias.
- Desenvolver sistemas que atendam a essas necessidades, como sites e aplicativos.
- Promover oficinas sobre desenvolvimento web e uso de ferramentas digitais.
Metodologia
A metodologia utilizada no projeto envolve:
- Levantamento de necessidades: Identificação das demandas tecnológicas das organizações participantes.
- Desenvolvimento de soluções: Criação de sistemas e plataformas digitais personalizadas.
- Oficinas práticas: Realização de eventos educativos sobre desenvolvimento web e programação.
Resultados Alcançados
Os resultados do Projeto de Extensão II foram significativos:
- Desenvolvimento de [número] sistemas: Criamos diversas soluções digitais para organizações locais, como sites e aplicativos.
- Realização de [número] oficinas: Oferecemos oficinas que atingiram [número] participantes, promovendo a capacitação em desenvolvimento web.
- Feedback positivo: [Percentual]% dos participantes relataram melhorias em suas habilidades tecnológicas e na utilização de sistemas digitais.
Reflexões sobre a Experiência
A experiência foi extremamente enriquecedora. Além disso, percebi como o desenvolvimento de sistemas pode impactar positivamente a vida das pessoas e das organizações. Por outro lado, a interação com os participantes mostrou a importância de adaptar as soluções às necessidades específicas de cada comunidade. Consequentemente, o projeto não apenas melhorou as habilidades dos estudantes, mas também proporcionou um impacto significativo nas organizações atendidas.
Referências
As principais referências que fundamentaram o projeto incluem:
- W3C. Web Standards: A Guide to Web Development.
- ROSS, Scott. Learning Web Design: A Beginner’s Guide to HTML, CSS, JavaScript, and Web Graphics.
- [Nome do Livro ou Artigo] – [Link]
Links Internos e Externos
- Links Internos:
- Links Externos: