Projeto de Extensão II em Ciência da Computação
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] | ||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] | ||||||||||
POLO / UNIDADE: | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – BACHARELADO | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO II – CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do curso de Ciência da Computação, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionado à atividades culturais. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Especificar, projetar, implementar, validar e promover a evolução de sistemas computacionais (hardware e/ou software), empregando teorias, técnicas e ferramentas adequadas;
II – Gerenciar projetos de sistemas computacionais aplicando métodos, boas práticas e ferramentas adequadas; III – Criar soluções algorítmicas para problemas em qualquer domínio de conhecimento e de aplicação. |
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PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
No Bacharelado em Ciência da Computação, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural, demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação Comunicação Interpessoal |
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OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
As ações de extensão do programa voltado a cultura no Bacharelado em Ciência da Computação, tem como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados a tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos, podem de alguma forma prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas a cultura. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Engenharia de Software; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação. |
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INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
MILETTO, Evandro Manara; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro (orgs.). Desenvolvimento de software II: introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, JavaScript e PHP. Porto Alegre: Bookman, 2014.
OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu; MILETTO, Evandro Manara; NICOLAO, Mariano. Desenvolvimento de software I: conceitos básicos. Porto Alegre: Bookman, 2014. JOYANES AGUILAR, Luis. Fundamentos de programação: algoritmos, estruturas de dados e objetos. 3. ed. Dados eletrônicos. Porto Alegre : AMGH, 2011. |
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RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
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DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
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Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
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DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
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AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
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2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
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5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (x) |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
Projeto de Extensão II em Ciência da Computação
O Projeto de Extensão II em Ciência da Computação oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática, contribuindo para a comunidade e desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Este projeto envolve a especificação, projeto, implementação, validação e promoção da evolução de sistemas computacionais, tanto de hardware quanto de software, utilizando teorias e técnicas aprendidas ao longo do curso.Os estudantes são incentivados a trabalhar em equipe, enfrentando desafios reais e propondo soluções inovadoras que atendam às necessidades da sociedade. Além disso, o projeto promove a inclusão digital e a capacitação de membros da comunidade, através de workshops e treinamentos.
Principais Aspectos do Projeto
- Objetivos: Desenvolver soluções tecnológicas que ajudem a resolver problemas locais, promover a inclusão digital e fomentar a colaboração entre estudantes e comunidade.
- Metodologia: Inclui pesquisa de campo para identificar necessidades, desenvolvimento ágil de soluções e realização de workshops para capacitação.
- Resultados: O projeto tem gerado impactos positivos, como a melhoria na qualidade de vida dos participantes e o feedback positivo em relação às soluções desenvolvidas.
Esse projeto não só enriquece o aprendizado dos alunos, mas também fortalece a relação entre a academia e a comunidade, promovendo um desenvolvimento social sustentável.
O Projeto de Extensão II em Ciência da Computação é uma iniciativa que visa aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em situações reais, promovendo a inclusão digital e contribuindo para a melhoria da sociedade. A seguir, detalho as motivações, objetivos, metodologia utilizada, resultados alcançados e reflexões sobre a experiência, além de listar as principais referências que fundamentaram o projeto.
Motivações e Objetivos
As motivações para o Projeto de Extensão II incluem a necessidade de conectar a teoria acadêmica à prática, permitindo que os estudantes se tornem agentes de mudança em suas comunidades. O projeto busca:
- Promover a inclusão digital: Levar tecnologia e conhecimento a comunidades com pouco acesso a esses recursos.
- Capacitar indivíduos: Preparar os participantes para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.
- Contribuir para o desenvolvimento social: Utilizar a tecnologia para resolver problemas reais enfrentados pela comunidade.
Detalhamento do Projeto de Extensão
Tema
O tema do projeto é a aplicação de tecnologias da informação para auxiliar comunidades em diversas áreas, como educação, saúde e cultura.
Objetivos
Os objetivos específicos do projeto incluem:
- Desenvolver soluções tecnológicas que atendam às necessidades identificadas na comunidade.
- Realizar workshops e treinamentos para capacitar os participantes.
- Fomentar a colaboração entre estudantes e membros da comunidade.
Metodologia
A metodologia utilizada no projeto envolve:
- Pesquisa de campo: Identificação das necessidades da comunidade por meio de entrevistas e questionários.
- Desenvolvimento ágil: Criação de soluções de forma iterativa, permitindo ajustes conforme o feedback dos usuários.
- Workshops: Capacitação dos participantes sobre o uso das tecnologias desenvolvidas.
O Projeto de Extensão II em Ciência da Computação é uma iniciativa que visa aplicar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em situações reais, promovendo a inclusão digital e contribuindo para a melhoria da sociedade.
Além disso, busca capacitar indivíduos para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.
Por outro lado, a metodologia utilizada no projeto envolve pesquisa de campo para identificação das necessidades da comunidade.
No entanto, também inclui desenvolvimento ágil de soluções e realização de workshops para capacitação dos participantes.
Portanto, os resultados do projeto foram significativos, com a implementação de uma solução que agora é utilizada pela comunidade.
Dessa forma, mais de [número] pessoas participaram dos workshops, aumentando a inclusão digital.
Consequentemente, [percentual]% dos participantes relataram melhorias em suas atividades diárias devido ao projeto.