Portfólio Projeto de Extensão I Gestão de Saúde Pública
Veja como fazer o Projeto de Extensão I – Gestão de Saúde Pública
O Projeto de Extensão I – Gestão de Saúde Pública integra o Programa de Contexto à Comunidade, assumindo um papel social significativo ao promover maior integração entre a faculdade e a população. Este projeto visa fornecer apoio à comunidade e difundir o conhecimento adquirido no curso de CST em Gestão de Saúde Pública, estabelecendo uma ponte valiosa entre teoria e prática.
A motivação para o desenvolvimento desse projeto emerge da identificação das necessidades da comunidade. Ao direcionar as ações de apoio relacionadas ao curso, através do Projeto de Extensão I – Gestão de Saúde Pública, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos propostos para correlacionar as ações incluem temas relevantes como Vigilância Epidemiológica, Contabilidade Introdutória, Direito Público, Administração Pública e Gestão de Políticas Públicas.
Diversos locais poderão ser beneficiados por esse projeto, estabelecendo parcerias com a Prefeitura e atuando em Unidades Básicas de Saúde, Associações de Bairros, Clínicas de Saúde Públicas e Privadas, Hospitais, Centros de Saúde, Casas de Repouso, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Creches, Templos Religiosos, Escolas e ONGs.
As competências a serem desenvolvidas no âmbito do projeto incluem a capacidade de realizar levantamento de dados epidemiológicos, o reconhecimento dos processos gerenciados pela administração pública e a avaliação das políticas de saúde públicas vigentes, propondo melhorias quando necessário.
Qual o perfil do egresso para a atividade extensionista em Saúde Pública
O perfil do egresso do curso de CST em Gestão de Saúde Pública visa formar um profissional humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Contexto à Comunidade evidencia habilidades para desenvolver ações de promoção, vigilância e educação em saúde, integrando, complementando ou acrescentando qualidade à atenção integral em saúde, além de analisar problemas em saúde coletiva.
As soft skills, competências socioemocionais, desempenham um papel crucial, destacando-se a análise e resolução de problemas, flexibilidade e adaptação, e tomada de decisão.
Quais são os Objetivos do Projeto de Extensão Gestão de Saúde Pública
Os objetivos de aprendizagem do projeto vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade estão relacionados à disseminação do saber e cultura ensinados na faculdade, à formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, fortalecendo as habilidades desenvolvidas durante o curso e preparando os alunos para uma atuação global, focada no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade. Os conteúdos envolvem Administração Pública, Vigilância Epidemiológica, Direito Público e Administração Pública.
Veja o Template PDCA do Projeto de Extensão
PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A finalidade da extensão no Programa de Contexto à Comunidade está no importante papel social, através deste projeto ocorrerá uma maior integração entre a faculdade e a população, trazendo apoio a comunidade e difusão do ensino. Ao identificar as necessidades da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de CST em Gestão de Saúde Pública, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Vigilância Epidemiológica, Contabilidade Introdutória, direito público, administração pública, gestão de políticas públicas.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches; Templos Religiosos; Escolas; ONGs.
COMPETÊNCIAS:
I – Realizar levantamento de dados epidemiológicos;
II – Reconhecer os processos gerenciados pela administração pública;
III – Avaliar as políticas de saúde públicas vigentes e propor melhorias quando necessário.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de CST em Gestão de Saúde Pública idealizado pela IES proporciona a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A atuação no Programa de Contexto à Comunidade, demonstra as habilidades para desenvolver ações de promoção, vigilância e educação da saúde que integrem, complementem ou acrescentem qualidade à atenção integral em saúde, sendo capaz de analisar problemas em saúde coletiva.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Tomada de Decisão
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Gestão de Saúde Pública vinculado ao Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando você para uma atuação global, focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Administração pública;
II – Vigilância epidemiológica;
III – Direito público;
IV – Administração pública.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos. 6.ed. Rio de Janeiro: GEN, 2021.
ACCIOLY, Hildebrando. Manual de Direito Internacional Público. 25.ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
PARENTI, Tatiane; SILVA, Juliane Silveira Freire da; SILVEIRA, Jamur. Bioestatística. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
Ao adquirir colocar o textos dentro do TEMPLATE PCDA